Aprendendo Turco Online

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

o mais simples sufixo, para fazer questões(eu chamo de sufixo, mas sempre se escreve separado) é "mi?" .

Ev mi?uma casa?

Sen mi? voce?
"Mi" é conjugado de acordo com a regra de harmonia vogal e pronome pessoal.
primeiro vamos ver como conjugar mi, de acordo com a harmonia vogal :

a, ı = mı?

e, i = mi?

o, u = mu?

ö, ü= mü?

Okul mu? escola?

Araba mı? carro?

agora com harmonia vogal e pronome pessoal:
Ben
mıyım?
miyim?
muyum?
müyüm?

Sen
mısın?
misin?
musun?
müsün?

O
mıdır?
midir?
mudur?
müdür?

Biz
mıyız?
miyiz?
muyuz?
müyüz?

Siz
mısınız?
misiniz?
musunuz?
müsünüz?

Onlar
mı?
mi?
mu?
mü?


Nota:"y" serve para unir.
voce é estudante?
Sen öğrenci misin?
Ben uzun muyum?
eu sou alto?
Biz kısa mıyız?
nós somos baixos?

pronome/adjetivo:
aç (faminto)
tok (sem fome, satisfeito)

Ben
aç mıyım?
tok muyum?

Sen
aç mısın?
tok musun?

O
aç mı?
tok mu?

Biz
aç mıyız?
tok muyuz?

Siz
aç mısınız?
tok musunuz?

Onlar
aç(lar) mı?
tok(lar) mı?

mutlu (feliz)
mutsuz (infeliz)

Ben
mutlu muyum?
mutsuz muyum?

Sen
mutlu musun?
mutsuz musun?

O
mutlu mu?
mutsuz mu?

Biz
mutlu muyuz?
mutsuz muyuz?

Siz
mutlu musunuz?
mutsuz musunuz?

Onlar
mutlu mu?
mutsuz mu?

Sen şişman mısın? (voce é gordo) Hayır, ben şişman değilim. (não, eu não sou gordo)



Biz yaşlı mıyız? (nós somos velhos?) Hayır, biz yaşlı değiliz, biz genciz. (não, não somos velhos , somos jovens )



Onlar uzun mu? (eles são altos?) Evet, onlar uzunlar. (sim, eles são altos)



VAMOS PROLONGAR UM POUCO A CONVERSA E FALAR SOBRE “YOKSA”.PALAVRA QUE SIGNIFICA “OU”:



Sen bir öğrenci misin yoksa işadamı mı? (VOCE É UM ESTUDANTE OU UM HOMEM DE NEGOCIOS (COMERCIANTE)?)



VOCE NÃO PRECISA CONJUGAR A SEGUNDA FRASE DA QUESTÃO.



Sen bir doktor musun yoksa bir pilot mu? (voce é um doutor ou um piloto?)



Ben doktor değilim, ben bir pilotum. (eu não sou um doutor , eu sou um piloto)



Biz hemşire miyiz yoksa veteriner mi? (nós somos enfermeiras ou veterinarias?)



Biz veteriner değiliz, biz hemşireyiz. (não somos veterinarias, nós somos enfermeiras)



Sen bir avukat mısın yoksa ev hanımı mı? (voce é advogada ou dona de casa?)



Sen bir şoför müsün yoksa mimar mı? (voce é motorista ou arquiteto?)



Ben bir mimar değilim, ben bir şoförüm (eu não sou arquiteto, sou motorista)



O bir oyuncu mudur yoksa bir şarkıcı mı? (ele é um ator ou um cantor?)



O bir oyuncu değil, o bir şarkıcı (ele não é um ator, ele é um cantor)



Sen uzun musun yoksa kısa mı? (voce é alto ou baixo?)



Ben uzun değilim, ben kısayım. (eu não sou alto, eu sou baixo)



Ben güzel miyim yoksa çirkin mi? (eu sou bonito ou feio?)



Sen çirkin değilsin, sen güzelsin. (voce não é feio, voce é bonito)



Siz şişman mısınız yoksa zayıf mı? (voce é gordo ou magro?)



Biz şişman değiliz, biz zayıfız. (não somos gordos, nós somos magros)



Sen emekli misin yoksa doktor mu? (voce é aposentado ou doutor?)



Ben emekli değilim, ben bir doktorum. (eu não sou aposentado, eu sou um doutor.)



Siz aç mısınız? (voces estão com fome?)



Hayır, biz aç değiliz, biz tokuz. (não, nós não estamos com fome, estamos satisfeitos)



Sen aç mısın? (voce esta com fome?)



Hayır, ben aç değilim, ben tokum. (não eu não estou com fome, estou satisfeito)



Sen mutlu musun yoksa mutsuz mu? (voce é feliz ou infeliz?)



Ben mutsuz değilim, ben mutluyum. (eu nãop sou infeliz, eu sou feliz!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário