Aprendendo Turco Online

terça-feira, 6 de abril de 2010

Preposição "com":

O sufixo -le -la = com, e, tambem.
a palavra para- com -em Turco é- ile -
Ela pode ficar depois da palavra que modifica, do mesmo jeito. Na qual não segue regras de harmonia vogal, mas ela sempre é falada e escrita - ile.
Mehmed ile - [Mehmed ile] - com Mehmet
Mehmet'le - [Mehmet-'le] -com Mehmet
gözlerim ile - [gözler-im ile] - com meus olhos
gözlerimle - [gözler-im-le] - com meus olhos
domuzla - [domuz-la] - com o porco
domuz ile - [domuz ile] - com (ou qualquer) porco
domuzu ile - [domuz-u ile] - com o porco
arkadaşınla - [arkadaş-ın-la] - com seu amigo
arkadaşın ile - [arkadaş-ın ile] -com seu amigo
Todavia ela pode ser usada como sufixo numa palavra que segue a regra de harmonia vogal , então se descarta-i de ile e torna-se "-le -la".

Usando - ile - com palavras que terminam em vogal a letra i de ile se torna y para manter a vogais da palavra separadas- estas formas -yla e -yle são usadas.
bir arabayla - [bir araba-yla] - com um carro.
kediyle - [kedi-yle] - com o gato(a)
kedisiyle - [kedi-si-yle] - com o gato dele
elleriyle - [eller-i-yle] - com as mãos dele
babasıyla - [baba-sı-yla] - com o pai dele

Um comentário:

  1. oi Marcio, tudo certinho??
    estou tentando, mas turco é muito difícil pra mim...até português é difícil pra mim...rsrsr
    mas vc continue, isso tudo é muito bom...
    beijão.

    ResponderExcluir