Aprendendo Turco Online

terça-feira, 2 de março de 2010

A palavra "ki" (vocês a verão muito):

A palavra ki serve para tres coisas na lingua Turca, vamos ve-la agora como conjunção, para unir frases.
Billiyorum "ki" seni seviyorsun................Eu sei "que" você me ama.
..................................................................
Como sufixo:
Ki, guando agregado a uma palavra raiz, significa "que", o qual, cujo,quem. exemplo:
bahçedeki çoçuk...................................a criança " que esta"(a qual) no jardim .
Elimdeki para......................................o dinheiro " que esta" na minha mão ( o dinheiro "que" consegui).
Yanindaki para yok..............................Não tenho dinheiro comigo (lit. o dinheiro que esta do meu lado).
..................................................................
Ki como comparação:
oysa ki......................................se isto é isto, se este é o jeito.
hal bu ki....................................a condição é esta.

2 comentários:

  1. biliyorum ki beni seviyorsun é eu sei que vc me ama.

    Seni seviyorsun, é vc ama a vc ;)

    Do último caso, na comparação, eu não sabia! Legal!!! Eu achei um exemplo legal de comparação:

    Gül ki sevgilim, gül ki gözlerin solmasın sakın aşk çiçeğim,

    My rose-like darling, your rose-like eyes, may my love flower never fade away

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc pôde aprender algo novo, olha, tambem estou "aprendendo" e qualquer coisa que vc queira acrescentar será muito bem vindo, esta é minha intenção maior, troca de experiencias e conhecimentos

    ResponderExcluir