Aprendendo Turco Online

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O sufixo lik com os numeros:

O numero é usado geralmente como adjetivo - on yumurta -10 ovos. O Turco troca os numeros e expressões numericas em substantivos com a adição do sufixo -lik,o numero 10- on - torna-se - onluk -a quantia de 10. É como dizer- me empreste uma nota de 10 - - onde o numero 10 se torna um substantivo de quantia de 10. O sufixo-lik é frequentemente adcionado para contar substantivos para produzir um substantivo complexo. Vejamos o exemplo - on yumurta -dez ovos. se nós dizemos- eu quero uma caixa com dez ovos.. -em Portugues- então nós entendemos que o que queremos é - "Uma caixa que conterá 10 ovos.."
Vejamos algumas possibilidades em Turco:on yumurta bir kutu -dez ovos uma caixa-este exemplo não tem sentido em Turco-são apenas dois itens- "dez ovos " e "uma caixa". A lingua Turca usará um substantivo para isto - on yumurtalık -dez ovos-quantia -Eu quero uma caixa de dez ovos.. -ficará: On yumurtalık bir kutu istiyorum - [Lit:Eu quero uma dez ovos-quantia caixa]Se nós queremos dizer- Eu quero uma caixa de dez ovos-O turco usa -li :On yumurtalı bir kutu istiyorum - Eu quero uma caixa contendo dez ovos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário