Aprendendo Turco Online

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Iç- interior, interno:

-(n)in içine -para dentro de...
-(n)in içinde -para o lado de dentro
-(n)in içinden - do lado de dentro

Usado como Adjectivo:
iç hastalıkları - doenças internas.
iç savaş - guerra civil.

Como substantivo:
odanın içi - o lado de dentro da sala.
ormanın içinde -nas profundesas da floresta.
garın içinden -do lado de dentro da estação de trem.

* Mais exemplos:
Tirenin içinde yer buldu, oturdu.-Ele achou um lugar no trem e se sentou.
Bu kutuda ne var? Bilmem, içine bakmadım -O que tem na caixa? eu não sei, não olhei.
Odanın içinden bir gürültü geliyordu - um barulho vinha de dentro da sala.
Eşyalarımı kutu içine koydum-eu coloquei minhas coisa dentro de uma caixa.
Eşyalarımı kutunun içine koydum- eu coloquei minhas coisas na caixa
Bir hafta içinde kitabini bitirecek -ele terminara seu livro em uma semana
Bu şehrin içinde çok insan var -há muitas pessoas nesta cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário