Aprendendo Turco Online

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Artigos definidos;

Se é que assim podemos chamar na lingua turca, vamos ver.
Quando nos referimos a alguma coisa ou a alguem dizemos, a mesa, o homem, a mulher, o céu, etc..., e como deve ser em Turco? vamos ver a seguir, de forma simples:
-i/-ı/-u/-ü -terminados em substantivos terminados em consoante.
-yi/-yı/-yu/-yü - terminados em vogal.
-ni/-nı/-nu/-nü - terminados em vogal ja sufixados..

Adam kapıyı (kapı-yı) kapattı - 'O' homem fechou 'a' porta.
(1) Adam kilidi(kilid-i)kapattı - O homem fechou o cadeado.
(2) Adam kilidimi (kilid-im-i) kapattı - O homem fechou meu cadeado

evi boyuyorum - [ev-i] - Eu estou pintando 'a' casa.
evini boyuyorum - [ev-i-n-i] -Eu estou pintando a casa dele.
arabayı boyuyorum - [araba-y-ı] - Eu estou pintando o carro.
arabasını boyuyorum - [araba-s-ı-n-ı] -Eu estou pintando o carro dele.
arabalarını boyuyoruz. - [araba-ları-n-ı] - Nós estamos pintando o carro deles.
arabasını boyuyor musunuz? - [araba-s-ı-n-ı] - voces estão pintando o carro dele?
kedisini aramıyor muyum? - [kedi-s-i-n-i] -eu não estou olhando o gato dele?
Beni istiyor musun? - [ben -i] - voce me quer?
Seni istemiyor muyum? - [sen -i] - eu não quero voce?

Nenhum comentário:

Postar um comentário