Aprendendo Turco Online

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Palavras para o dia a dia:

um pouco= biraz
um pouquinho= bir parça
a muito tempo atrás= çoktan beri
de acordo com isto= ona göre
depois de tudo= nede olsa
eu concordo, ok, entendo=anlaştık
o dia inteiro= bütün gün
de repente= birdenbire
todos vocês= hepiniz
em todo o mundo=bütün dünyada
está certo=peki
tudo pronto?= tamam mi?
como regra=usulen
quanto a mim= bana kalirsa
ao mesmo tempo=aynı zamanda
vocês dois= ikiniz de
a propósito=sırası gelmişken
entre=buyurun ; giriniz
não se preocupe= merak etmeyin
tododia= her gun
cara a cara= yüz yüze
para sempre= sonsuzca (não se esqueça que esta silaba "ca" tem som de "dja" com o d suave.
pela primeira vez= ilk kez olarak
frequentemente= sik sik
quantos?= kaç tane
tenho certeza= eminim
eu não me importo=aldırmam
se possível=kabilse
em frente de= önünde
no meio= ortada
de manhã=sabahleyin
no fim= sonunda
no primeiro lugar= ilk önce
no futuro= gelecekte
neste caso= bu halde
desta maneira= böylelikle
com o tempo = zamanında ; vaktinde
não é?=değil mi?
é tudo igual, tudo o mesmo, tudo do mesmo, a mesma coisa= fark etmez
um momento= bir dakika
me deixe sozinho, me deixe em paz=git işine
vamos lá= gidelim
pouco a pouco= azar azar
talvez=olabilir,belki
mais ou menos=aşağı yukarı
sem duvida=şüphesiz
claro (afirmação)=tabii
a pé=yürüyerek
a propósito= bile bile, kasten
ao contrário=tersine, aksine
a esquerda= solda
na outra mão=diğer taraftan
a direita=sağda
uma vez por semana= haftada bir
mais uma vez= bir daha
um por um= birer birer
vejo você depois, vejo você mais tarde=gene görüşeli
lado a lado= yan yana
mais ou menos=şöyle böyle
cedo ou tarde= er geç
deixar, emprestar=kiralik
de ponta cabeça=darmadağın
bom trabalho, bem feito=bravo
o que aconteceu?= ne oldu
qual o problema?=ne çikar?
o que ha de errado com você?= neniz var?
porque não= neden olmasin
sem exceção= ayriksiz

2 comentários:

  1. Oi Zanata! Gostei da sua idéia, eu estava mesmo buscando por blogs de turco em português, e o seu é um dos mais ativos q vi.
    Tb estudo turco,me interessa estudar em grupo pois anima mais. Estarei visitando sempre...
    Até!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana, que bom que gostou, pois tambem estou procurando aprender sempre mais, não podemos parar pois senão a lingua enferruja,(kkk) qualquer coisa a acrescentar, postarei com prazer, abração!!

    ResponderExcluir